O ENSINO DAS CIENCIAS COMO COMPROMISSO CIENTIFICO E SOCIAL: OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS DIRIGE-SE A ESTUDANTES DE GRADUACAO E POS-GRADUACAO, PROFESSORES E PESQUISADORES COMPROMETIDOS COM A AREA DO ENSINO DAS CIENCIAS. E UM LIVRO DIFERENTE, JA QUE FOI ESCRITO NA "PRIMEIRA PESSOA", DESOCULTANDO PERCURSOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS DE VARIOS DOCENTES E INVESTIGADORES SENIORES DA COMUNIDADE IBERO-AMERICANA, DANDO A CONHECER ALGO QUE APRENDERAM COMO ALUNOS, COMO PROFESSORES E COMO PESQUISADORES. E ESSA RICA E MULTIFACETADA EXPERIENCIA QUE AGORA SE OFERECE AOS LEITORES. AS REFLEXOES CRITICAS QUE SE APRESENTAM PODEM CONSTITUIR ASSIM UMA IMPORTANTE FONTE DE SUGESTOES DE TRABALHO NO QUADRO DE UM DIALOGO NECESSARIO ENTRE AS VERTENTES DA EDUCACAO PARA A CIENCIA, SOBRE CIENCIA E ATRAVES DA CIENCIA, TENDO EM VISTA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DAS CIENCIAS E DA FORMACAO DOS DOCENTES.